quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Porão da Alma

 A maioria das crianças tem medo do escuro. Hoje tenho 25 anos e descobri que jovens e adultos também tem medo do escuro! 

 Sim, daquela densa escuridão que nos deixa sufocados e receosos de invadir um espaço desconhecido.

 Exemplo: Sua casa a noite com todas as luzes apagadas: Você resolve levantar e ir ao banheiro ou pegar um copo com água, você olha para o quarto e está todo escuro, mal enxerga onde está a porta. Você arriscaria em caminhar num local que você conhece muito bem em cada detalhe, mas que, nesse momento é desconhecido aos seus olhos? 

 Você poderá afirmar que sim, mas provavelmente pensaria duas vezes. Levanta um ar de mistério e adrenalina. Mas, mesmo assim, aquele cenário te assusta. ‘Bem, eu vou sobreviver sem a água’, ‘Ah! Nem estou com tanta vontade de ir ao  banheiro mesmo

E depois você percebe que a escuridão nem é tão ruim assim, sua visão se acostuma.

Mas, existe uma escuridão que todo homem teme!

O porão da alma.

Não é tão diferente do seu quarto ou da sua casa a noite. Pior, você conhece cada milímetro do seu pensamento, sentimento, enfim, de si próprio mesmo na escuridão. Talvez não entenda certas coisas, mas sabe que tem porque as sente.

Tememos o porão da nossa alma  porque lá existem coisas vivas, seres que conhecemos...

Ao analisá-lo, pode se tornar o pior dos pesadelos. Ao vasculhar bem podemos chegar a conclusão que nem é bem um porão, mas uma masmorra. Gritos e sons de correntes de pessoas que prendemos, lágrimas de um passado, segredos ocultos, momentos, sentimentos, tudo aquilo que queria esconder de diante dos olhos das pessoas pro resto de nossas vidas.

Por querer esconder, resolvemos jogar nas trevas, trevas da vergonha, trevas do medo, enfim, trevas, escuridão total. Lá seus problemas são gigantes, ogros, trolls, orcs, bruxos, monstros, e todo vilão que você possa imaginar, porque essa masmorra é nossa.

Mas por medo, entregamos a chave dessa masmorra aos nossos temores.

Enfim, chega de drama.

É nesse porão que Jesus quer entrar. Mas por que?

Porque Ele é a luz.

Ok, vou fazer você entender melhor...

Vamos voltar para seu quarto tenebroso, e com sua vontade de ir ao banheiro. Você não aguenta mais, tem que levantar e vencer esse medo, então segue cuidadosamente até o interruptor, observando as sombras sinistras que um pouco de luz de fora causa sobre os móveis do cômodo. E de repente... Pá!

A Luz acende e você vê que é seu quarto, e aquele temor todo desaparece.  Você ri por dentro por causa da sua pequena aventura e corre para o banheiro para se aliviar.

Assim é com Jesus, Ele é a luz.

Talvez não seja uma masmorra, na luz os gritos cessam, as lágrimas cessam, tudo cessa. E você percebe que nem é tão terrível assim. Onde estão os trolls,  os ogros, os gigantes e todas as cosias ruins que te atormentavam nas trevas? Depois que a luz entra, só resta uma coisa a fazer...

Limpar o porão!   

Por Gustavo F. Patrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário