segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Alegra-te Jovem



“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.

Afasta, pois, a ira do teu coração e remova da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vidade.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus...”

(Eclesiastes 11.9-10, 12-1)

Todos nós sabemos que a juventude é uma boa época de nossa vida. Mas ela também é uma época muito díficil.

Milhões de coisas bombardeiam nossas mentes. Futuro profissional, dúvidas sobre as mudanças que estão ocorrendo, lado emocional conturbado, vestibular, faculdade, cursos, primeiro emprego, a gatinha ou gatinho do colégio, saber o que agrada e o que não agrada a Deus, escolher o caminho certo pra não se arrepender mais tarde, etc, etc. Acho que não é só comigo que tais coisas acontecem certo?

Mas a pergunta mais frequente para um cristão é: Como passar por esse turbilhão de coisas e mesmo assim agradar a Deus? É possível viver em santidade na juventude?

Salomão, com toda a sua sabedoria e depois de ter passado por toda essa fase – e ter cometido muitos erros nela também – nos aconselha a seguir nosso coração e se alegrar durante nossa mocidade. Adverte-nos porém que em tudo que fizermos, prestaremos conta diante de Deus um dia e nos alerta a lembrar do nosso criador antes que venham os dias maus.

Paulo nos aconselha a fugir das paixões e desejos da mocidade, rejeitar as questões loucas e sem instrução, e seguir a justiça, a fé, o amor e paz junto com os que com um coração puro pedem ajuda de Deus para prosseguir (II Timóteo 2.22-23).

Além dos conselhos de Salomão e Paulo que encontramos na Bíblia, recebemos muitos outros conselhos de várias pessoas diferentes, alguns que até valem a pena dar atenção, outros que devemos ignorar pois vão contra nossos princípios. Mas o fato é que ninguém além de nós mesmos podemos decidir como vamos viver a nossa juventude. Nós é que somos responsáveis pela palavra final em nossas vidas, sendo elas certas ou erradas, e não podemos atribuir a ninguém a culpa ou o crédito das atitudes que tomamos.

Eu decidi clamar ao Senhor para me ajudar a enfrentar essa, e todas as outras fases da minha vida, e espero chegar ao final da minha vida, olhar para trás e dizer que temi a Deus e segui seus mandamentos que é o dever de todo o homem, e que O Autor da minha vida a fez valer a pena.

Que Deus nos dê a graça para andar em seus caminhos dia após dia e que possamos nos alegrar em nossa mocidade com o Senhor.

por Wagner Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário